Gestante e “tentante”

gestante

 

Durante a gestação, momento em que há uma maior necessidade de nutrientes para manutenção da saúde materna e garantia de adequado crescimento e desenvolvimento do bebê, é certo que uma nutrição adequada se faz necessário. Dietas deficientes ou também o excesso alimentar estão relacionados com prejuízos tanto à mãe como à criança. Além disso, hoje já se sabe que muitas das principais doenças da idade adulta têm origem ainda na vida intrauterina.

O acompanhamento nutricional durante a gestação tem como alguns dos objetivos:

– minimizar desconfortos como enjoos, azia, refluxo, inchaço e constipação;

– orientar em relação ao consumo de adoçante, chá, tempero, cafeína e tipos de gordura;

– cuidar para que a alimentação forneça nutrientes essenciais para esta fase;

– elaborar uma suplementação nutricional individualizada, respeitando tanto o período de gestação como os hábitos e histórico da mãe;

– prevenir o aparecimento de infecção urinária, hipertensão e diabetes gestacional, entre outras complicações.

A carência de nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais está relacionada à infertilidade, tanto feminina como masculina. Sendo assim, o acompanhamento nutricional com elaboração de alimentação e suplementação individualizados, auxilia na tentativa em gestar. E os benefícios vão além do “tentar engravidar“, pois a alimentação pré-concepção favorece a saúde da gestante, do futuro pai e a formação do bebê, influenciando em sua saúde de forma positiva por toda a vida.