Os benefícios da Maca Peruana

A planta Maca (Lepidium peruvianum – Lepidium meyenii) se assemelha a um rabanete e cresce nas montanhas andinas do Peru. A raiz da planta passa por processos até ser transformada em pó, forma em que é utilizada. Consumida há mais de 2.000 anos para combater a fadiga e agir como um estimulante sexual, é rica em proteína, gorduras boas, fibra, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio, ferro, vitaminas C, E e do complexo B.

Por ser um alimento com excelente quantidade de vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas do complexo B, é indicada para fadiga e falta de concentração. Esses nutrientes também contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenção e tratamento da osteoporose.

A Maca Peruana apresenta boa quantidade de fibras, contribuindo para a saciedade, evitando a elevação brusca de glicemia e reduz a absorção de gordura. Desta forma, pode ser utilizada nos tratamentos de emagrecimento, diabetes e colesterol elevado. Além de seu conteúdo de fibras que contribui para a redução do colesterol, apresenta ômega 3, gordura benéfica para prevenção de doenças cardiovasculares.

Sua ação hormonal pode ser atribuída à presença de alguns nutrientes, como zinco e vitamina E, uma vez que são importantes para a produção de hormônios sexuais. Um dos poucos artigos sobre a Maca Peruana indica que seu consumo aumenta a quantidade de espermatozoides em homens, e nas mulheres, reduz a mortalidade dos embriões, aumentando assim a fertilidade.

Outros artigos mostram seu poder antienvelhecimento e de aumento da libido. Há também indícios de que sua ação hormonal pode auxiliar mulheres com TPM e sintomas da menopausa.

A Maca também apresenta glicosinolatos, substâncias encontradas nas brássicas (couve, repolho, brócolis). Os glicosinolatos possuem efeito antioxidante e desintoxicante. É principalmente pela presença dessa substância que o suco verde com couve ficou famoso pelo seu efeito detox.

A Maca em pó pode ser adicionada em sucos, vitaminas, frutas e preparações como pão, barra de cereal, cookie, bolo de frutas…

Mais um super-alimento para contribuir com nossa saúde! Vale lembrar que se você possui fadiga, falta de libido, osteoporose, sintomas da menopausa, colesterol e glicemia elevados, procure um nutricionista para modular sua alimentação e suplementação.