Manteiga saudável, existe?

Produtos alternativos à manteiga comum podem ser piores para a saúde. A margarina ou creme vegetal, por exemplo, possui gordura que é metabolizada pelo organismo de modo similar ao das gorduras trans (as mais nocivas). Sendo assim, trouxe algumas opções para melhorar o sabor das manteigas e ainda agregar nutrientes e benefícios.

Manteiga saborizada com ervas
Ingredientes:
1 xícara de manteiga amolecida
1 xícara de azeite extravirgem
ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro, etc.)

Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao liquidificador por 4 minutos ou até atingirem consistência de pasta. O resultado será uma manteiga líquida. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas, até endurecer.

Manteiga de “castanhas”
Ingredientes:
200 g de amêndoas, avelãs ou nozes
Sal
xarope de agave (ou mel)
canela em pó
cacau em pó
extrato de baunilha

Modo de preparo: Leve as oleaginosas da sua preferência ao forno a 200 graus e aqueça-as por 7 min. No caso de avelãs, vão soltar uma pele quando tostadas. Retire essa pele esfregando-as em guardanapo de pano. Espere esfriar e leve ao processador por 4 min. No caso de amêndoas ou nozes, adicione 1 pitada de sal, 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sobremesa de xarope de agave. No caso de avelãs, adicione 1,5 colher de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 1,5 colher de sopa de xarope de agave e 1 pitada de sal. Misture bem e use para passar em pães e torradas.

As castanhas são ricas em selênio, com ação antioxidante. Também têm vitaminas do complexo B, que ajudam na produção de serotonina, ajudando no controle do apetite.

Outra opção é a “ghee”, manteiga clarificada (“limpa” dos resíduos lácteos) usada pela medicina ayurvédica e por praticantes de ioga.

Manteiga Ghee
Ingredientes:
500 g de manteiga sem sal

Modo de preparo: Numa panela média, aqueça a manteiga em fogo baixo. Mexa sempre e note que o óleo vai se separar dos outros ingredientes, formando uma espuma branca; retire a espuma. Espere o óleo ficar claro e sem espuma, tire e deixe esfriar por 15 min. Coe o líquido em peneira fina e despeje num frasco. Tampe e conserve em geladeira; o ghee não ficará totalmente sólido, a consistência é parecida com a de manteiga de garrafa.

Manteiga de azeite
Ingredientes:
2 xícaras de azeite de oliva extravirgem
Ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro, etc)
Pimentas em grão a gosto
Alho triturado a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes ou bata tudo no liquidificador. Mantenha em geladeira por cerca de quatro horas, até endurecer.

O azeite previne contra doenças cardiovasculares, diminuindo o LDL [colesterol ruim] e aumentando o HDL [colesterol bom], além disso, previne contra alguns tipos de câncer, é anti-inflamatório, ajuda na diminuição da gordura visceral e melhora a saúde da pele.

Manteiga de alho
Ingredientes:
1 tablete de manteiga sem sal (200g) em temperatura ambiente
1 xícara de alhos inteiros e descascados
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1/2 maço pequeno de salsinha
sal e pimenta do reino a gosto
água suficiente para o cozimento do alho

Modo de preparo: Em uma panela, coloque água para ferver mais ou menos o suficiente para cobri os alhos.Quando levantar fervura, adicione os alhos e afervente por 1 minuto apenas.Retire da água e espere esfriar. Coloque num processador a cebola e o alho (pode ser no liquidificador desde que seja potente) e processe até que se forme uma pasta. Acrescente a manteiga e continue a processar. Junte o sal e o azeite. Continue processando e junte a pimenta e a salsa até obter uma massa homogênea. Coloque o preparo sobre  um plástico-filme e forme um rolo com a massa. Coloque no freezer por 2 horas até endurecer. Desembale e corte rodelas grossas, embale individualmente como uma bala usando plástico- filme e volte ao freezer para utilizar quando for necessário.

Manteiga de limão
Ingredientes:
200g de manteiga extra sem sal (em temperatura ambiente)
1/2 colher de chá de raspas de limão siciliano
1 colher de chá de suco de limão siciliano
1 colher de sopa de pimenta rosa moída
1 colher de chá de salsinha picada
1 colher de sopa de azeite
sal

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e leve para a geladeira até endurecer.