Subscribe:

terça-feira, 7 de maio de 2013

Batata Yacon



O yacon (Smallanthus sonchifolius) é um planta originária da Cordilheira dos Andes, consumido pelos incas há milhares de anos. É um tubérculo que apresenta aparência de batata doce, porém possui sabor adocicado semelhante a pera-d´água.
O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E não possui grande quantidade de lipídios (gordura).
A batata yacon é considerada um alimento funcional pelo seu alto teor de Frutooligossacarídeos (FOS) e inulina. Veja alguns de seus benefícios:
Deve ser utilizada por pacientes com diabetes por ajudar no controle da glicemia. Como a batata yacon possui absorção lenta, libera o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo. 
Auxilia na regulação do intestino por  estimular o crescimento e a atividade de bactérias intestinais. O bom funcionamento do intestino auxilia diretamente na melhora da constipação (prisão de ventre), da imunidade, das taxas de colesterol  no sangue, favorece o aumento da absorção de minerais, diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias.
Por aumentar a sensação de saciedade, pode ser utilizada por pessoas que possuem objetivo de emagrecimento. Pouco calórica, possui fibras que fazem com que a pessoa demore mais tempo para sentir fome novamente.
A batata yacon deve ser consumida crua, como fruta ou adicionada em sucos, salada de frutas e receitas. A quantidade diária deve ser de aproximadamente uma unidade pequena, ou se for grande, fatia de dois dedos. Ela pode ser encontrada em feira de rua, sacolão e alguns supermercados.

Bolo de batata yacon
3 ovos médios (de preferência caipiras)
3 colheres (sopa) de óleo de coco (levemente aquecido, para que fique líquido) ou qualquer outro óleo
3 unidades (médias) de batata yacon, descascadas e picadas
1 xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo (de preferência orgânico)
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo: Em um liquidificador, bata os ovos, o óleo e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente a batata yacon e liquidifique bem. Despeje em uma tigela e aos poucos acrescente a farinha de arroz, o amido de milho e a canela, misturando suavemente. Por último, coloque o fermento e misture. Despeje a massa em uma forma ou refratário de vidro, untado e enfarinhado (com farina de arroz), e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C por 15 minutos) por cerca de 40 minutos.

“Salpicão” com batata yacon
2 unidades pequenas de batata yacon descascada e raladas
1 peito de frango desfiado e precozido
400g de tofu (pode ser com sabor)
6 unidades de crocante de gergelim
150g de azeitona verde recheada e fatiada
250g de broto de feijão
Azeite e tempero (como páprica, curry, pimenta).
 Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em um refratário. Tempere a gosto e  coloque o azeite por cima. Sirva gelado. 

Sopa de batata yacon com alho-poró
1 cebola em fatias 
4 alhos-porós cortados em rodelas (só a parte branca) 
500 g de batata yacon descascada e cortada em fatias 
4 xícaras (chá) de água 
150 g de peito de frango 
1 colher (sopa) de estragão 
1 colher (sopa) de tomilho 
1 colher (sopa) de  salsa 
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho. Ponha a batata e a água. À parte, cozinhe o frango. Reserve e junte o caldo à mistura. Cozinhe com a panela semitampada. Morno, bata no liquidificador. Volte à panela, junte os temperos, o frango já desfiado, espere ferver e sirva.

1 comentários:

Anônimo disse...

EU COMPREI A BATATA YACON, GOSTEI MUITO, MUITO SABOROSA

Postar um comentário